Este site utiliza cookies, com o objetivo de melhorar a sua utilização. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

O nosso bairro de Alvalade

No seu passado, Alvalade apresentava um conjunto de quintas, solares e extensos campos verdes, onde a nobreza se deslocava para passar verões e passear numa atmosfera que promovia a reflexão e o romantismo. Como testemunho desses tempos, ficaram alguns dos mais belos exemplares arquitetónicos e históricos da cidade: a Quinta dos Lagares D´El Rei e o Chafariz de Entrecampos.

Conheceu o seu grande desenvolvimento, fundamentalmente, na segunda metade do Estado Novo, dando Origem a grandes projetos de arquitetura característicos dessa época, destacando-se o Bairro das Estacas e as Torres da Avenida dos Estados Unidos da América, entre outros.

Desde 2012 que Alvalade agrega as freguesias de São João de Brito e Campo Grande, contando com 31.110 habitantes que diariamente mostram orgulho no seu bairro. Alvalade é um bairro tradicional, com longa história e tradição, mas que conta com várias escolas e universidades e, por isso mesmo, frequentada também por uma população jovem essencialmente estudante.

O bairro é hoje um misto de tradição e modernidade, onde é comum encontrarmos três gerações de uma mesma família a partilharem a vida no bairro.

O relançamento do Centro Comercial Alvalade vem devolver a esta comunidade a vida de outrora, oferecendo espaços e equipamentos modernos, convenientes e confortáveis, sem contudo perder o respeito pelo património de uma comunidade tanto de antigos moradores como de jovens estudantes.